O lançamento da primeira criptomoeda usando o protocolo CryptoNote foi o Bytecoin em julho de 2012. Então, em 2014, o Bitmonero foi criado por meio de um fork na base de código do Bytecoin (agora conhecido como Monero). Monero não tem um único fundador ou CEO; há um grupo central de desenvolvedores trabalhando nisso, muitos dos quais optam por permanecer anônimos. Um dos desenvolvedores identificados é Riccardo Spagni, que atuou como desenvolvedor líder do Monero até renunciar em dezembro de 2019.
O envolvimento de Spagni com criptomoedas remonta a 2011, quando começou a minerar Bitcoin; mais tarde, ele foi cofundador da Tari, a sidechain do Monero projetada para NFTs por meio da mineração de tokens não fungíveis federados. Sendo um projeto de código aberto, o Monero depende fortemente de doações da comunidade para os seus esforços de desenvolvimento. Pessoas de todo o mundo demonstram seu apoio ao projeto com inúmeras contribuições e financiamento através do sistema CCS da Monero
As moedas Monero são fungíveis, portanto, qualquer transação na blockchain Monero não mostra nenhuma conexão com qualquer usuário ou identidade real no mundo. Fungível é um termo que descreve cada unidade de uma moeda como idêntica e intercambiável com todas as outras unidades dessa moeda, portanto, quando alguém compra Bitcoin na darknet, ele pode ser distinguido do Bitcoin comprado na Coinbase com base na análise do blockchain porque os dois Monero diferentes as moedas parecem exatamente iguais, sem qualquer distinção entre elas. Muitos reguladores financeiros estão perdendo o interesse no Monero como moeda devido à sua incapacidade de rastrear pagamentos XMR ou obter informações sobre seus usuários.
Por que Monero?
O software do Monero foi projetado para ser atualizado automaticamente a cada seis meses. Em 2018, o Monero fez história como a primeira grande criptomoeda a adotar tecnologia “à prova de balas”. Esta inovação melhorou significativamente a eficiência das transações XMR e levou a uma redução mínima de 80% no tamanho médio das transações, o que significa taxas mais baixas para os usuários.
Apesar da existência de muitas moedas focadas na privacidade, Monero destaca-se como uma das mais reconhecidas com uma grande capitalização de mercado. Ele prioriza a privacidade por padrão, ao contrário de outras alternativas como o Zcash, que a oferece como recurso opcional. Também é altamente preferido pelos casinos porque tem essas vantagens. Oferece um serviço muito melhor para você em comparação com outras moedas.